quinta-feira, 25 de junho de 2015

Como vocês podem ver pelo título, hoje o post vai ser um pouquinho diferente do habitual. Vim compartilhar uma técnica fotográfica que aprendi a um tempo na matéria de Equipamentos Fotográficos e que me deixou encantada e muuuuito animada :D

O negócio é o seguinte, na falta de uma lente Macro, a gente pode usar uma "gambiarra" e a criatividade de alguém que um dia pensou isso (eu pelo menos nunca teria imaginado).

Vou mostrar algumas imagens que encontrei e explicar um pouquinho como funciona, é bem simples, prometo.










A dificuldade de tirar fotos de um objeto muito perto, é o foco, e as lentes mais comuns possuem uma distância mínima que não permite que nesse caso ela fique nítida.

Mas a questão é que a partir dessa técnica podemos tirar as tão estimadas fotos macro com a lente mais comum por aí, a 18-55mm. É necessário apenas inverter a lente como nas imagens acima com muito cuidado (já que todo o mecanismo ali é delicado), e aproximar bem do objeto desejado. E deixando o "zoom" da lente no número 18, a foto será tirada mais de perto, já no 55, será possível um pouco mais de longe mas ainda sim com um resultado que não ocorreria caso a lente estivesse na sua posição normal.

O único porém é que não será possível mudar as configurações, mas no caso das Canons, o diafragma automaticamente abrirá ao máximo, já nas Nikons, o diafragma ficará na sua posição de menor abertura (entrando menos luz), sendo possível através de uma mini "alavanquinha" segurar o diafragma o mais aberto possível durante a foto (o que as Canons não têm).

Desta forma, a melhor condição para tirar fotos assim é sendo o local bastante iluminado.
Ah, e uma coisa que é importante saber, é que o foco não é muito controlável por nós, você vai aproximando e afastando do objeto até "achar" ele, na prática é melhor de entender.

E agora para ilustrar tudo isso vou mostrar algumas fotos que tirei, todas sem nenhuma edição posterior.




Foto tirada durante a aula. Detalhe do desenho na unha de uma amiga.



Globinho de Neve de Paris! :3



Detalhes lindos do Carrossel trazido da viagem também.


E caso tente fazer em casa, compartilha comigo o resultado que eu vou amar.

É isso gente, espero que tenham gostado e caso queiram que eu compartilhe mais sobre as minhas aulas comente aqui.
Beijos e até o próximo post!


4 comentários:

  1. Que legal Aninha, posta mais sim! :)

    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Com certeza, sempre que tiver alguma coisa nova vou anotar! :)

      Excluir
  2. Lembro da época que aprendemos essa técnica... É realmente empolgante! E parabéns pelo esforço de postar no blog e tentar aproximar as pessoas dessas nossas "gambiarras" >.<'
    Orgulho de caloura, adoreeeei!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É demais isso!! Quando eu fiz em casa me empolguei demais, tipo assim, agora posso fotografar o mundo toooodo kkkkkk
      Brigada Ana!!! Sério, seu apoio foi sempre muito importante pra mim ;D

      Excluir

Quem sou

Quem sou
Em setembro de 2013 comecei a escrever sobre livros, e desde então melhorei e mudei os assuntos abordados para muito além da literatura, como fotografia, decoração, culinária, moda, música e filmes. Curitibana, aos 14 anos, amo visitar confeitarias e cafés em boa companhia. Obrigada por visitar o blog, qualquer sugestão é muito bem vinda e aceita!

Redes Sociais

Twitter Youtube Pinterest Instagram Skoob

O que você procura?

Follow me on

Seguidores

Tecnologia do Blogger.