quarta-feira, 29 de julho de 2015


Para muitos as férias já passaram, mas enquanto ela ainda estava por aí aproveitei para matar aquela vontade de bolinho que nem sempre dá pra satisfazer.

Esse bolo fica ultra fofo e molhadinho, a receita que vou passar veio do canal da Dani Noce, só mudei o tipo de cobertura, adaptando para o que tinha em casa ;)

Ingredientes:
1 xíc. de água quente (aproximadamente 240ml)
1 + 1/4 xíc. de chocolate em pó
1 + 1/2 xíc. de açúcar
4 ovos
1 xíc. de óleo de sua preferência
1 col. (sopa) de essência de baunilha (opcional)
1 pitada de sal
2 xíc. de farinha de trigo
1 col. (sopa) de fermento em pó

Modo de preparo:
  • Antes de tudo, já ligue o forno em 180ºC para pré-aquecer
  • Dissolva o chocolate em pó na água quente e em seguida faça o mesmo com o açúcar.
  • Então acrescente os ovos, o óleo*, a essência de baunilha e a pitada de sal e incorpore todos eles.
  • Por último peneire a farinha de trigo e o fermento em pó, acrescente na massa e misture até que fique homogêneo (com o fouet fica mais fácil).
  • Unte uma forma com manteiga e ao invés de enfarinhar, passe chocolate em pó ao seu redor. No meu caso, usei uma forma de silicone que não é necessário que unte, mas essa é a única exceção.
  • Então adicione a massa e leve ao forno em 180ºC por mais ou menos 40 min. Pode variar de acordo com o seu forno e a forma usada, então a dica mais fácil é até que você ponha a faca dentro do bolo e ela não volte melecadinha (deu pra entender?).
*Uma observação que pode ser óbvia para alguns, mas que eu descobri a pouco tempo e achei bem útil. Bolos feitos com óleo tendem a ficar fofinhos por mais tempo do que os feitos com manteiga, até porque a manteiga endurece de acordo com a temperatura ambiente e consequentemente endurece o bolo com mais facilidade. Na minha cabeça isso fez muito sentido quando descobri hahahaha, enfim, é isso.

Agora é só esperar, mas enquanto isso dá pra ir fazendo a cobertura. Você pode fazer a que é ensinada no vídeo, que é um brigadeiro mole, ou pode fazer um ganache conforme os passos abaixo.

Ingredientes:

60g de creme de leite
125g de chocolate em barra de sua preferência (só não pode ser o branco)

Modo de Preparo:

Ponha esquentar o creme de leite (pode ser no micro-ondas uns 30 segundos) e em seguida acrescente o chocolate quebrado em pedaços e vá mexendo até que derreta completamente, então você pode ir regulando a consistência do seu ganache acrescentando leite aos pouquinhos para que fique como desejar.

E agora que seu bolinho já saiu do forno, espere um pouquinho ele esfriar (para desenformar) e então acrescente a cobertura deliciosa que você escolher fazer.


Pronto, já dá para aproveitar esses dias de inverno em boa companhia hahahaha.

Espero que tenham gostado da receita e se fizerem me enviem foto ou marque em alguma rede social que está aqui do lado que eu adoraria ver, ahh e coloca a hashtag da Dani Noce também já que a receita é dela :D #ICKFD

Beijos e até o próximo post!


0 comentários:

Quem sou

Quem sou
Em setembro de 2013 comecei a escrever sobre livros, e desde então melhorei e mudei os assuntos abordados para muito além da literatura, como fotografia, decoração, culinária, moda, música e filmes. Curitibana, aos 14 anos, amo visitar confeitarias e cafés em boa companhia. Obrigada por visitar o blog, qualquer sugestão é muito bem vinda e aceita!

Redes Sociais

Twitter Youtube Pinterest Instagram Skoob

O que você procura?

Follow me on

Seguidores

Tecnologia do Blogger.